Cientistas trabalham em zoom de câmeras de celular
Pesquisadores da Universidade da Califórnia, San Diego (UCSD), estão trabalhando em uma forma de melhorar as lentes das câmeras digitais embutidas em celulares, atualmente extremamente limitadas, principalmente quanto a recursos de zoom.
Segundo o site Gizmodo, através do uso de uma lente espelhada é possível ter um resultado semelhante ao de uma lente tradicional refrativa de 35 mm, só que com um tamanho sete vezes menor.
Atualmente, muitas das câmeras têm zoom digital, em que a imagem é apenas redimensionada como se fosse em um editor de imagens, o que provoca perda na qualidade.
A invenção dos cientistas baseia-se num truque utilizado em telescópios, que trabalham uma combinação de espelhos curvos e planos em vez de lentes para captação de luz. Com a técnica, os espelhos rebatem a luz, aumentando o caminho que esta viaja, sem precisar, para isso, aumentar o tamanho da lente, conforme noticiou o site PopSci.
Criado pelo professor de engenharia Joseph Ford e pelo estudante Eric Tremblay, a pequena peça possui finos anéis de espelho com um sensor ao centro, que é o destino final da luz, quando esta é então interpretada e traduzida para o aparelho.
A invenção já está sendo patenteada e agora ambos os criadores trabalham em uma nova versão, com um quinto do tamanho atual, o que pode significar que, em alguns anos, o produto seja implementado em celulares.
Fonte: Geek
Nenhum comentário:
Postar um comentário