Brasil cai em ranking de supercomputadores
SÃO PAULO - O Brasil classificou 2 computadores na lista das 500 máquinas mais poderosas do mundo da International Supercomputing.
No ranking TOP 500 feito há seis meses, o Brasil aparecia com 4 supermáquinas na lista, duas da Petrobrás, uma do INPE e outra da USP. Agora, só uma máquina da Petrobrás e o computador do INPE aparecem na lista. O Brasil é o único país sul-americano a ter computadores na lista da International Supercomputing.
A máquina mais poderosa do Brasil pertence a Petrobrás, foi produzida pela HP e está classificada como a 215º no ranking TOP 500. A companhia usa o computador para processar cálculos de exploração de petróleo em águas profundas.
A outra máquina brasileira na lista pertence ao CPTEC, órgão do Instituto Nacional de Pesquisas e Espaciais e é usado para processar imagens de satélite usadas na previsão do tempo. A máquina ficou na posição 416º.
O domínio na lista é dos Estados Unidos, que possui mais da metade dos supercomputadores listados. Entre os oito mais rápidos do mundo, todos são americanos. O primeiro lugar ficou com o Blue Gene, da IBM. O supercomputador será usado pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos.
Fonte:Info Online
Escrito por:Felipe Zmoginski
Nenhum comentário:
Postar um comentário